Alfabetização e letramento

 

Nessa página está minha estante virtual com textos sobre o tema.

Como se trata de material baixado na Internet, aquele que  usar algum desses textos  deve ter o cuidado de verificar o endereço original para a correta citação, quando isso não estiver no arquivo. O endereço dessa página não serve como referência, já que este e é um simples repositório de materiais.

O que é letramento? – Magda Soares

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CAMINHOS E DESCAMINHOS Magda Soares

Letramento e alfabetização: as muitas facetas* Magda Soares

2 – livro Cultura escrita e letramento – UFMG – APRESENTAÇÃO (1) – Magda Soares 

 PROFESSORES E AGENTES DE LETRAMENTO: IDENTIDADE E POSICIONAMENTO SOCIAL – Angela B. Kleiman

OS ESTUDOS DE LETRAMENTO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA –  Angela B. Kleiman

LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA –  Angela B. Kleiman

Preciso ensinar o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Angela Kleiman

Perspectivas interculturais sobre o letramento – Brian Street

Letramento e modos de ser letrado – Cecília Goulart

RELACAO ENTRE PSICOLINGUISTICA E SOCIOLINGUISTICA (OU: POR UMA PSICOSSOCIOLINGUSTICA) Margot Levi-Mattoso

Formação social da mente – Vygotsy

LA ORALIDAD DEL LENGUAJE – WALTER J. ONG

Ong,_Walter_J_-_Orality_and_Literacy,_2nd_ed

ORALIDADE E ESCRITA: UMA REVISÃO ANA MARIA DE OLIVEIRA GALVÃO e  ANTÔNIO AUGUSTO GOMES BATISTA

Cooperation and human cognition: the Vygotskian intelligence hypothesis Henrike Moll* and Michael Tomasello

Vygotsky e as teorias da aprendizagem Rita de Araujo Neves e Magda Floriana Damiani 

Cooperation and human cognition: the Vygotskian intelligence hypothesis Henrike Moll* and Michael Tomasello

A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem – JOUA, Graciela Inchausti de & SPERBB, Tania Mara. 

Letramento e polifonia: um estudo dos aspectos discursivos do processo de alfabetização – Cecília M. A. Goulart

INAF – um balanço dos indicadores de alfabetismo funcional 

Letramento e capacidades de leitura para a cidadania∗ Roxane Rojo

 Fala, letramento e inclusão social – Maria Cecília Mollica

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; FERNANDES DE SOUSA, Maria Alice. Andaimes e pistas de contextualização: um estudo do processo interacional em uma sala de alfabetização

USOS SOCIAIS DA ESCRITA: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NA VIVÊNCIA DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS –  Michelle Donizeth Euzébio e Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti

DECLÍNIO DA PERCEPÇÃO CATEGORIAL FONÉTICA INATA NO PRIMEIRO ANO DE VIDA – Leonor Scliar Cabral

LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO DE CASO  – Vidomar Silva Filho e Rosângela Hammes Rodrigues

HETEROGENEIDADE DA ESCRITA: A NOVIDADE DA ADEQUAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DO ACONTECIMENTO – Manoel Luiz Gonçalves Corrêa

Letramento em foco: os usos da escrita em uma comunidade escolar em Florianópolis (SC) – Michelle Donizeth Euzébio

O letramento de sujeitos típicos e atípicos – Cynthia Patusco Gomes da Silva  e Maria Cecilia Mollica 

AS RELAÇÕES ORAL/ESCRITA NOS GÊNEROS ORAIS FORMAIS E PÚBLICOS: O CASO DA CONFERÊNCIA ACADÊMICA –  Roxane Rojo e  Bernard Schneuwly

A relação entre identidade de gênero, identidade étnico-linguística e as práticas de letramento em uma comunidade multilingue no Brasil – Neiva Maria Jung 

Um evento de letramento como cenário de construção de identidades sociais – Marilda C. Cavalcanti (Cenas de sala de aula)

A palavra: uma história de dissonâncias entre professores e aprendizes da escrita. Cox e Assis Peterson (Cenas de sala de aula)

Social interaction and competence development: Learning the structural organization of a communicative practice – Hanh thi Nguyen 

BAKHTIN – Estética da Criacão Verbal

A formação social da mente – Vygotsky

Interação e letramento escolar -Sergio Costa 

LETRAMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA

SER LETRADO NO CONTEXTO ACADÊMICO

Letramento: muito além do jardim ou uma alfabetização sem limites ou datas marcada – Ana Maria de Matos Guimarães 

Da fala para a escrita: a heterogeneidade inerente ao processo da transição – Bortoni Ricardo?

Sociolinguística Educacional – Stella Maris Bortoni-Ricardo e Vera Aparecida de Lucas Freitas

Literacies, new technologies and young people: Negotiating the interface in secondary school    Scott Bulfin, BA/BEd (Hons)

A influência da oralidade na escrita: uma análise sociolinguística sobre as redações escolares de uma escola pública do Distrito Federal. Altair Martins Gomes

Letramento – os desafios do ensino. Cláudia Maria Mendes Gontijo. 

EDUCAÇÃO E IMAGINÁRIO SOCIAL: revendo a escola Nilda Tevês Ferreira* Marisa Faermann Eizirik

Repensando as Dinâmicas Pedagógicas nas  Classes de Alfabetização – Silvia Mattos Gasparian Colello

Being a Chinese newcomer in Madrid compulsory education: Ideological constructions in language education practice  Miguel Pérez-Milans 

Metodologia sócio-interacionista em pesquisa com professores de línguas: revisitando Goffman (Using socio-interactional methodology to investigate Language teachers: Goffman revisited) Adail Sebastião RODRIGUES JÚNIOR

EDUCAÇÃO EM LÍNGUA MATERNA: A SOCIOLINGÜÍSTICA NA SALA DE AULA Marcelo Módolo

ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E LETRAMENTO CIENTÍFICO Eliana ULHÔA Flávia GONTIJO Dácio MOURA

LETRAMENTO, VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA E ENSINO DE PORTUGUÊS Janete S. dos Santos

O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento – Margarete Schlatter 

AVANÇOS E RETROCESSOS NAS PROPOSTAS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: QUESTÕES DE IDEOLOGIA E DE PODER Maria Sílvia Cintra Martins 

LETRAMENTO RADIOFÔNICO NA ESCOLA Marcos Baltar

A LEITURA DE LIVROS DIDÁTICOS: UMA SITUAÇÃO NEGLIGENCIADA Stella Maris Bortoni-Ricardo

A voz e o discurso interior na obra de Mikhail Bakhtin – Hartmann

 Política linguística e ensino de língua – Djane Antonucci Correa

REFLEXOS DO LETRAMENTO FAMILIAR NA PRODUÇÃO TEXTUAL INFANTIL: DOS DESENHOS E RABISCOS AOS SIGNOS ALFABÉTICOS – LÚCIA HELENA MEDEIROS DA CUNHA TAVARES 

A AÇÃO DO LETRAMENTO NA EJA ATRAVÉS DO DIÁLOGO INTERCULTURAL: PROCESSO DE RESGATE DA IDENTIDADE SERGIPANA EM LATÊNCIA Maria Josefa de Menezes Almeida 

O silêncio é de ouro e a palavra é de prata? Considerações acerca do espaço da oralidade em educação de jovens e adultos. – Janine Fontes de Souza e Kátia Maria Santos Mota

EVENTOS RELIGIOSOS E SUAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM COMUNIDADES MULTILÍNGUES E MULTICULTURAIS. Neiva Maria Jung e Jakeline Semechechem 

  Revista da alfabetização solidária – ensino em EJA.

Os sujeitos educandos na EJA

RESGATE E FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DE JOVENS E ADULTOS DA EJA SOLIDÁRIA

Influência do histórico de letramento dos candidatos na mobilização de práticas letradas na redação de vestibular

LACUNAS DE LETRAMENTO

Problemas Potenciais no Ensino-Aprendizagem de PLE – José Carlos Paes de Almeida Filho

LETRAMENTO LITERÁRIO: SOBRE A FORMAÇÃO ESCOLAR DO LEITOR JOVEM – Begma Tavares Barbosa

MODELOS DE LETRAMENTO LITERÁRIO E ENSINO DA LITERATURA: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS – Mirian Hisae Yaegashi Zappone

 

3 comentários em “Alfabetização e letramento

  1. Olá professora Denise. Seu material é muito rico e extremamente útil. Parabéns pelos materiais disponibilizados aqui no blog e por sua nobre atitude solidária e fraterna.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s