Oficina 2 – estudos linguísticos – português para estrangeiros

Ementa:  Aspectos da gramática do português. Aplicação ao ensino de português como língua estrangeira.

Programa:

Uso de verbos.
Uso de advérbios.
Uso de preposições.
Uso de pronomes.
Morfologia dos nomes.
Morfologia dos verbos.

 Nessa página, estão materiais empregados nas aulas da Oficina 2.

Aqui estão os links para as leituras obrigatórias da disciplina:

 

SANTOS, Liliane.  Ensino de português para estrangeiros e gramática comunicativa: dos enunciados gramaticalmente corretos aos enunciados idiomaticamente adequados. ESTUDOS LINGUÍSTICOS, São Paulo, 40 (2): p. 715-725, mai-ago 2011.

 

HUBACK, Ana Paula. The acquisition of SER and ESTAR in Portuguese as a foreign language. Revista do GEL, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 91-107, 2011.

 

ALBUQUERQUE, Adriana. Diretrizes gramaticais no processo de ensino/ aprendizagem de português para estrangeiros.  IDIOMA, Rio de Janeiro, nº. 29, p. 160-159, 2º. Sem. 2015 | 160.

 

AZEVEDO, Orlando da Silva.  Traços homogêneos e heterogêneos entre as formas verbais podia e poderia. GATILHO. Juiz de Fora, UFJF, 2011.

Mais alguma bibliografia:

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

BRITO, A. M. et al. Gramática comparativa  Houaiss. Quatro línguas românicas. São Paulo: Publifolha, 2010.

CASTILHO, A. T. Nova gramática do Português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

JÚDICE, N. (Org.) O ensino de português para estrangeiros. Niterói: eduff, 1996.

JÚDICE, N. (Org.) Português para estrangeiros. Perspectivas de quem ensina. Niterói: intertexto, 2002.

MATTOS e SILVA, R. V. O português são dois… Novas fronteiras, velhos problemas. São Paulo: Parábola, 2004.

MOURA NEVES, M. H.  Gramática de usos do português. São Paulo: UNESP, 2000.

Materiais audiovisuais usados em turmas anteriores dessa disciplina:

aula-2-ser-e-estar

aula-3-tempos-do-preterito

aula-4-subjuntivo

aula-5-avaliacao