Oficina 3 – Estudos linguísticos – Português para estrangeiros LEC317 – A

Ementa

Aspectos da elaboração de material didático de Português para estrangeiros. Aspectos da avaliação nos processos de ensino de Português para estrangeiros.

Programa

  1. Material didático de português para estrangeiros.

1.1. Análise do material didático existente.

1.2. Aspectos da preparação de material didático.

  1. Avaliação

2.1. Avaliação interna e externa.

2.2. Testes de nivelamento.

2.3. Avaliação das diferentes habilidades.

2.2. O CELPE-BRAS.

Leituras obrigatórias

  1. DINIZ, L. R. A., STRADIOTTI, L. M. e SCARAMUCCI, M. V. R. Uma análise panorâmica de livros didáticos de Português do Brasil para falantes de outras línguas. In: DIAS, R. e CRISTÓVÃO, V. L. L. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, Mercado de Letras, 2009.

 

  1. GOTTHEIM, Liliana. Gênese de um material didático para o ensino de língua. In. PEREIRA, Ariovaldo Lopes e GOTTHEIM, Liliana. (orgs.) Materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira: processos de criação e contextos de uso. Campinas, Mercado de Letras, 2013.

 

  1. WEISS, DE. B., BESSA, M. C. E L. D. KREUTZFELD. Gêneros como ações recorrentes: análise de materiais didáricos de PLE. Matraga. UERJ, Rio de Janeiro. V. 25. N. 44. P. 454 a 472. 2018.

 

  1. GARCIA, A. S. A Avaliação como sinonímia de reflexão. In: GONÇALVES, L.(Org.) Fundamentos do ensino de português como língua estrangeira. Roosevelt, NewJersey, Boaviste Press, 2016.

 

  1. SANTOS, L. G. Tarefas para nivelamento em Português como língua adicioanl. In: SCHOFFEN, J. R. et al. Português como língua adicional: reflexões para a prática docente. Porto Alegre, Bem Brasil, 2012. P. 113-140.

 

Bibliografia complementar

 

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) Parãmetros atuais para o ensino de Português língua estrangeira. Campinas: Pontes, 1997.

CUNHA, Maria Jandyra Cavalcanti e SANTOS, Percília. Tópicos em português língua estrangeira. Brasília, UNB, 2002.

JÚDICE, N. (Org.) O ensino de português para estrangeiros. Niterói: Eduff, 1996.

JÚDICE, N. (Org.) Português para estrangeiros. Perspectivas de quem ensina. Niterói: intertexto, 2002.

LIMA, Denise Coronha. Ensinando português no mundo corporativo. Rio de janeiro: Qualitymark, 2004.

MENDES, Edleise. (Org.) Diálogos interculturais: Ensino e formação em português língua estrangeira. Campinas, Pontes, 2011.

RIBEIRO, Alexandre do Amaral. (org.) Ensino de Português do Brasil para estrangeiros: internacionalização, contextos e práticas. Rio de janeiro, Epublik, 2016.

RICHTER, M. G. O MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUAS.  Linguagens & Cidadania, v. 7, n. 2, jul./dez., 2005

RISNER, Mary e GONÇALVES, Luis. Portuguese Language Journal. 2006-2016. Roosevelt, NJ – EUA, Boavista Press, 2016.

SCARAMUCCI, Matilde V. R. Efeito retroativo da avaliação no ensino/aprendizagem de línguas: o estado da arte.  Trabalhos em linguística aplicada. vol.43 no.2 Campinas Julho/Dez. 2004.

THORNBURY, Scott. About language.  Tasks for teachers of english. Cambridge, Cambridge University Press, 2013.

VILAÇA Márcio Luiz Corrêa. Métodos de Ensino de Línguas Estrangeiras: fundamentos, críticas e ecletismo. Revista Eletrônica do Instiituto de Humanidades. Volume VII Número XXVI Jul- Set 2008. Online. http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/reihm/article/view/43. Acessado em 04 de março de 2018.