Oficina I – Estudos linguísticos – Português para estrangeiros

Ementa: Aspectos das relações interculturais. Aplicação ao ensino de português como língua estrangeira.

Programa:

Interculturalidade. Conceitos: cultura, identidade, identidade nacional, plurilinguismo, multiculturalismo, interculturalismo.

LESCANT – padrão de análise de questões interculturais.

Exercícios de reconhecimento de padrões culturais diferentes: diferentes culturas em diferentes países.

Exercícios de reconhecimento de padrões culturais diferentes: diferentes culturas no Brasil.

Avaliação:

Análise de situação de choque cultural.

Elaboração de material didático baseado em pedagogia culturalmente sensível.

Bibliografia

SIGNORINI, I. (org.) Língua(gem) em sociedade. Campinas: Mercado de Letras. São Paulo, FAPESP, 1998.

GALLAGHER, W. Identidade. A genética e a cultura na formação da personalidade. São Paulo: Ática, 1998.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. 9. ed.  São Paulo: Loyola, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 1992.

SANTOS, P e ALVAREZ, M. L. O. Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, Pontes, 2010.

Victor, David A. 1992. International Business Communication. New York, NY: HarperCollins Publishers Inc.

ROSENDAHL, Z. e CORRÊA, R. L. (org.) Religião, identidade e território. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2001.

JÚDICE, N. (Org.) Português para estrangeiros. Perspectivas de quem ensina. Niterói: intertexto, 2002.

JÚDICE, N. (Org.)O ensino de português para estrangeiros. Niterói: Eduff, 1996.

ALMEIDA FILHO, J. C. P. (Org.) O professor de língua estrangeira em formação. Campinas: Pontes, 1999.

Material elaborado ou empregado nas aulas:

Oficina 1 – Tópicos em Português como língua estrangeira – programa

Multiculturalismo – reflexões iniciais

Modelo Lescant de análise

Como mapeamos nosso ambiente

Comunicação não-verbal

musica-brasileira-na-aula-de-ple

LESCANT – O tempo em diferentes culturas

A língua que me basta

Conversando na aula de PLE

Relações interculturais entre trabalhadores brasileiros e alemães na vw-audi

 

Textos para leitura

The Gentle Assassin in Brazil

Lexicultura_e_suas_implica_es_PLE

simbolos dos lugares dos espaços e dos deslugares

Para uma concepção multicultural de direitos humanos – Boaventura de Sousa Santos

Correntes multiculturalistas – Nunes

Quem precisa de identidade? Stuart Hall. In: Identidade e diferença. Petrópolis, Vozes, 2009.

Segredos Internos- Engenhos e Escravos na Sociedade Colonial- Stuart B. Schwartz

8 comportamentos comuns no Brasil que pegam mal

politica linguistica correa e guths

Requisitos Constitucionais da Nacionalidade Brasileira

breathe-pure-chile-teaching-about-the-cultural-differences-in-in

classroom-portraits-from-2004

desigualdad-exclusion-y-globalizacion

monoculturalismo-ou-multiculturalismo-nas-empresas-japonesas

multiculturalismo-versus-interculturalismo